Há quem considere desnecessário um projeto de interiores, quando se pode ir até as lojas e escolher acabamentos, móveis e objetos de decoração sozinho. Porém nesse processo vão surgindo diversas dúvidas…
“Qual revestimento escolher?”, “Será que a textura desse móvel vai combinar com a cor do piso?”,”Temos espaço para essa mesa?” , “Essas banquetas combinam com a bancada da cozinha?”, Etc.
Posso citar uma infinidade de dúvidas que vão surgindo nesse momento, que muitas vezes acabam até em brigas entre casais que não sabem por onde começar a organizar a casa.
E o resultado é quase sempre o mesmo: pela falta de um projeto de interiores, compram tudo na dúvida se vai dar certo e geralmente são obrigados a passar anos tendo que aceitar e conviver com as decisões erradas que fizeram na decoração e compra dos móveis.
É por isso que pessoas que querem evitar esse pesadelo contratam um arquiteto ou designer para ajudar a decorar a tão sonhada casa.
No projeto é possível definir o layout, cor dos móveis, revestimentos de parede, pisos, pedras e iluminação, tudo com maquete 3D, para que o cliente consiga visualizar melhor como seu lar vai ficar e tenha a oportunidade de solicitar mudanças conforme suas necessidades, gostos e estilos. Assim tudo sai conforme sempre desejou.
Além de ajudar na missão de deixar a casa com a personalidade do cliente, o arquiteto pode dar suporte nos orçamentos, que é algo que demanda bastante tempo e paciência.
Também pode dar suporte na fiscalização dos serviços da mão de obra, verificando se tudo está sendo executado conforme o projeto e se o padrão de qualidade está sendo respeitado.
O que vale a mais a pena? Contratar um profissional pra te ajudar ou viver anos insatisfeito com a sua casa?
Qualquer dúvida escreva nos comentários.
Arquiteta Karen Cavalcante
muito bom gostei