Nunca se falou tanto em empreendedorismo como nos tempos atuais, não é mesmo? A cada dia surgem novos empreendedores! Quantos jovens com pouca, ou zero experiência empresarial, cansados de esperarem aquela ligação pra ocupar a tão sonhada vaga de emprego, resolveram por as mãos na massa e abrir seu próprio negócio? Afinal, geralmente nos momentos mais desesperados surgem as ideias mais criativas!
Mas o que isso tem a ver com arquitetura?
Bom, após a ideia de negócio ser analisada, é estudada a melhor forma de coloca-la em prática. Então, após coloca-la em prática, é criado o logo…aí a divulgação aumenta, as vendas começam a subir e… eis que surge o momento de locar um ponto comercial! E é aí que a arquitetura entra. Nem sempre acontece nessa ordem, mas acredito que seja o processo mais frequente atualmente.
Seja qual for a ordem, se o seu produto for de qualidade, o seu logo e marca muito bem feitos, mas a identidade visual da sua loja física não for condizente com sua marca e público alvo, seu negócio pode ir por água baixo. Quem vai querer entrar em uma loja visualmente pouco atrativa? Como disse, seu produto pode ser ótimo, mas seu público não tem como saber disso se não entrar na sua loja.
Imagine se a Tiffany & Co., famosa marca de joias (caríssimas), possuísse um design de loja física pouco atraente para o público da alta sociedade. Com certeza já teria falido. E olha que a empresa existe desde 1837!
A marca tem tanto valor agregado que até inspirou um clássico do cinema “Breakfast At Tiffany’s” (Bonequinha de Luxo, no Brasil) de 1961, estrelado pela Audrey Hepburn, essa atriz (maravilhosa <3) aí da foto que com certeza você já deve ter visto muito por aí.
Agora você deve estar pensando…mas meu negócio é pequeno, não dá pra comparar com uma empresa de joias super bem conceituada e estabelecida no mercado. Você tem razão! Mas também vai concordar que toda empresa começou de algum lugar e não foi vendendo milhões logo de cara….pelo menos não na maioria das vezes. Não importa o tamanho do seu negócio, se você quiser que ele cresça, deve se preocupar com a forma com que as pessoas o enxergam. Isso, além de obviamente, a qualidade do produto, é o que dará valor agregado a sua marca e fará suas vendas aumentarem.
Também não foi da noite para o dia que as pessoas começaram a ir tomar café no Starbucks mais para tirar foto do nome escrito no copo e postar nas redes sociais, do que pelo próprio café! Haja amor por uma marca! Ou valor agregado, o que dá quase na mesma!
Resumindo, o que eu quero dizer é…não adianta abrir uma hamburgueria com o melhor hambúrguer do mundo se as pessoas passarem em frente a ela e pensarem que lá vende cachorro-quente…ou pratos finos feitos por um chef renomado!
Pior ainda se não se sentirem bem, confortáveis e felizes nesse espaço.
Porém, como os pequenos negócios, embora promissores, possuem a limitação de pouco capital para investimento, muitos empreendedores deixam esse passo importante para depois, colocando em risco o faturamento da empresa.
Por isso eu vim aqui quebrar esse tabu de que investir em arquitetura para o seu negócio é caro! Pelo contrário. A arquitetura pode se adaptar ao seu orçamento e, melhor ainda, deixando seu negócio mais atraente, ela pode aumenta-lo!
Se você estiver se perguntando “como vou saber se tenho capital suficiente pra por tudo isso em prática?”. Bom, um dos meios é fazer um estudo de viabilidade financeira (EVF), você pode saber mais sobre ele e como funciona em um artigo que eu escrevi, você pode ler aqui.
E aí? Bora alavancar os negócios?
Espero que tenham gostado do artigo, qualquer dúvida ou sugestão, escrevam nos comentários!