Na hora de decidir sobre o estilo da fachada da sonhada casa, fica aquela dúvida: telhado embutido ou telhado aparente? Vou dar alguns exemplos de ambos os estilos e alguns de seus prós e contras pra te ajudar a decidir!
Telhado embutido
É utilizado por quem gosta de um estilo mais moderno e minimalista. Geralmente para casas “sem telhado” são usadas placas pré-moldadas de concreto ou telhas embutidas, que podem ser de fibrocimento, aço galvanizado, alumínio ou amianto. Mas essa última não é recomendada, pois além de péssima isolante térmica, pode causar danos à saúde.
As placas pré moldadas tem um custo maior e precisam de vários processos de impermeabilização para garantir o seu bom funcionamento. Porém são ótimas isolantes térmicas. As telhas possuem custo menor, mas são frágeis, podendo quebrar com facilidade. Também possuem grande tração térmica, podendo causar rachaduras.
É importante fazer um bom dimensionamento de calhas e rufos, para que as águas não se acumulem na laje e vazem pelas paredes. Além disso, para evitar que a água da chuva escorra diretamente nas paredes, deixando-as manchadas, é importante utilizar uma proteção no topo da platibanda. Pode ser uma pedra de granito com uma pequena inclinação, ou um rufo metálico.
Telhado aparente
O telhado aparente é aquele mais tradicional, onde geralmente são usadas telhas cerâmicas ou de concreto. Esse tipo de telhado possui um bom desempenho termoacústico, e sua inclinação deve ser de no mínimo 30% para que o escoamento da água funcione bem.
A desvantagem é que por exigir grande utilização de madeira e telhas o custo fica mais elevado. Além disso, a mão de obra para esse tipo de telhado está ficando cada vez mais escassa.
Espero ter ajudado na sua escolha!
Qualquer dúvida escreva os comentários!
Abraços