Existe uma arte chinesa chamada “Feng Shui” que estuda a influência do espaço no nosso bem estar e a forma como os locais onde vivemos e trabalhamos influenciam na maneira como nos sentimos. Pode parecer bobagem, mas a decoração da casa pode afetar diretamente o nosso humor e nas diversas áreas da nossa vida. Se imagine em um lugar totalmente bagunçado, e depois em um lugar limpo e organizado. Onde você se sentiu melhor? Aposto que no segundo lugar, certo?
O Feng Shui ensina como utilizar cores, posicionar mobílias, plantas e objetos de forma a favorecer as energias positivas e neutralizar as negativas. Veja abaixo algumas dicas de como harmonizar sua casa utilizando o Feng Shui:
Dica 1: Utilizando o baguá
Antes de tudo você deve fazer um rascunho da planta da sua casa e alinhar com o norte do baguá. Espera…o que é baguá? Calma que vou explicar…
O baguá é um tipo de uma bússula octogonal utilizado como instrumento para por o Feng Shui em prática. Nele encontra-se as 9 áreas de interesse da vida: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade, amigos e saúde.
Imprima o baguá, recorte, e posicione a área do trabalho (trabalho = norte do baguá) alinhando-a com a porta de entrada principal da casa. Pronto, agora você já sabe onde estão as 9 áreas de interesses da vida em sua casa.
Dica 2: Como ativar as áreas do baguá
Procure utilizar cores e objetos referentes a cada área e seus respectivos ambientes:
- Trabalho: Cor preta, tons escuros ou cristal de turmalina negra;
- Espiritualidade: Tons de azul ou cristal quartzo azul;
- Família: Tons verdes ou cristal amazonita;
- Prosperidade: Lilás, dourado ou cristal de ametista;
- Sucesso: Tons quentes (amarelo, laranja e vermelho) ou cristal pirita;
- Relacionamento: Tons de rosa, amarelo e tons terrosos ou 2 cristais de quartzo rosa (utilizar sempre objetos em pares);
- Criatividade: Branco, tons claros ou cristal de quartzo incolor;
- Amigos: Tons de cinza e tons metalizados ou cristal hematita;
- Saúde: Tons terrosos e de amarelo ou cristal jaspe;
Dica 3: Neutralizando as energias negativas
- Se no seu mapeamento do baguá alguma área de interesse ficou sem nenhum ambiente (nem todas as casas possuem suas plantas totalmente quadradas), pendure uma mandala ou cristal na janela ou porta que dê acesso a essa área;
- Nos banheiros utilize acessórios que lembrem o mar e mantenha sempre fechada a porta, a tampa do vaso sanitário e o ralo;
- Na cozinha não deixe o lixo próximo ao fogão, e tenha sempre entre a pia e o fogão pequena planta ou objeto de madeira (respeitando o ciclo água-madeira-fogo).
- Fontes de água são sempre bem-vindas para renovar as energias dos ambientes.
Espero que tenham gostado das dicas!
Todas essas informações eu aprendi no curso de Feng Shui do arquiteto Sergio Carillo.
Qualquer dúvida escreva nos comentários!
Abraços
Arquiteta Karen Cavalcante