Quem tem o sonho da casa de campo provavelmente idealiza nela o lugar perfeito para relaxar, fazer um churrasco com a família e os amigos, brincar com os filhos, curtir uma lareira no frio ou uma piscina no verão. Não só isso, mas talvez também poder usufruir do privilégio de trabalhar em um local bem iluminado, confortável termicamente e visualmente para aqueles adeptos ao home office.
Com essa idealização em vista, considero alguns itens essenciais durante a concepção de um projeto de casa de campo:
1- Integração com a natureza
Uma boa casa de campo precisa valorizar ao máximo a paisagem e a natureza, tornando-os elementos integrantes a casa. Com isso em vista, se faz necessária a utilização de aberturas estratégicas, que possibilitem não só apreciação visual, mas também a ventilação e a iluminação naturais.
2- Estudo de insolação
O estudo da insolação é extremamente importante para determinar o posicionamento das aberturas, garantindo melhor aproveitamento da luz do dia nos ambientes de maior permanência ou nos que se fazem necessária maior claridade. Como as casas de campo geralmente são casas de férias, ou seja, casas onde são habitadas com mais frequência no período de inverno intenso ou verão intenso, é importante também considerar o conforto térmico em ambas as estações.
3 – Acabamentos rústicos
Acabamentos como madeira, pedras e bambu, por exemplo, são acabamentos clássicos mais utilizados em casas de campo, pois são elementos que remetem a natureza trazendo a sensação de conexão com a natureza, aconchego e bem estar. Se você não é fã de um visual muito rústico, podemos utilizar acabamentos diferentes, mas observando os tons que lembrem a natureza, como os terrosos, verdes ou azuis, permitindo um estilo mais moderno mas ao mesmo tempo sem perder a referência ao meio ambiente.
4 – Adaptação a topografia natural do terreno
Em uma casa de campo a natureza e o respeito ao meio ambiente devem ser os protagonistas, por isso nada mais lógico do que adaptar ao máximo o projeto a topografia natural do terreno, buscando fazer intervenções mínimas e apenas necessárias na mesma. Para que isso seja possível, o projeto topográfico planialtimétrico é muito importante, pois através dele será possível compatibilizar o projeto arquitetônico com a topografia real do terreno. Na maioria dos casos esse conceito além de trazer economia na obra, também permite uma volumetria estética mais interessante para a casa.
5 – Paisagismo
Além da vantagem mais óbvia que é a beleza visual, há estudos que comprovam que um bom paisagismo também proporciona outros benefícios, como a capacidade de nos fazer relaxar, consequentemente diminuindo a carga de stress do dia a dia, o que contribuí para uma melhor qualidade de vida. Algumas plantas tem a capacidade de eliminar gases tóxicos do ambiente, melhorando a qualidade do ar, nos permitindo respirar um ar bem menos poluído. Além disso, as plantas ajudam a manter umidade ideal do ambiente, ajudando a prevenir doenças alérgicas e respiratórias.
Por fim, através de todos esses conceitos, podemos concluir que a casa de campo perfeita é aquela que traz maior qualidade de vida a seus habitantes. Vale lembrar que para concretiza-la você irá precisar de um profissional da área para te ajudar.
Veja meu portifólio de projetos e entre contato para um orçamento, estarei à disposição para tirar todas as suas dúvidas.