Você sabe qual seu estilo arquitetônico preferido? Separei aqui alguns exemplos dos estilos arquitetônicos residenciais mais difundidos no Brasil para te ajudar a diferencia-los:
Estilo moderno
É comum confundir o estilo moderno com o estilo contemporâneo, pois tem como referência a palavra moderno tudo que está em alta atualmente. Mas na verdade o estilo moderno não tem nada de atual….ele iniciou no século XX e tem como características principais a simplicidade e aversão aos adornos e ornamentos. Nesse período nasceu o “menos é mais” conceito difundido pelo arquiteto alemão Mies van Der Rohe, utilizado até hoje no mundo todo, não só na arquitetura mas em diversas áreas.
Casa Farnsworth, 1951 – Illinois, Estados Unidos – Arquiteto Mies Van der Rohe
Um exemplo de casa moderna no Brasil é a Casa de Vidro, obra da importante arquiteta modernista ítalo brasileira, Lina Bo Bardi, que inclusive será retratada em um filme biográfico e interpretada pelas atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda torres em duas fases de sua vida.
Casa de vidro, 1951 – Vila Morumbi, São Paulo – Arquiteta Lina Bo Bardi
Estilo contemporâneo
O estilo contemporâneo contempla as tendências e técnicas arquitetônicas utilizadas atualmente, que podem se manifestar como uma releitura de estilos e tendências passadas. Considera-se arquitetura contemporânea toda aquela produzida no final dos anos 80 até os dias atuais. Tem como características principais a utilização de materiais sustentáveis e naturais como madeira e pedras, além de iluminação natural e paisagismo.
Casa Paraty, 2009 – Paraty, Rio de Janeiro – Arquiteto Marcio Kogan
Formado pela faculdade de arquitetura e urbanismo Mackenzie em 1976, Marcio Kogan é uma das principais referências da arquitetura contemporânea brasileira. É fundador do escritório Studio MK27 que teve início em 2001, e vem ganhando destaque internacional desde então, tendo ganhado mais de 200 prêmios nacionais e internacionais. A Casa Paraty é uma de suas obras mais conhecidas e ganhou diversos prêmios pelo mundo, dentre eles o Wallpaper* Design Awards.
Casa Gerassi, 1989 – Vila Madalena, São Paulo – Arquiteto Paulo Mendes da Rocha
Embora faça parte da geração de arquitetos modernistas influenciados pelo arquiteto brasileiro de grande importância: Vila Nova Artigas, Paulo Mendes da Rocha é considerado um dos grandes nomes da arquitetura contemporânea brasileira. A casa Gerassi, apesar de ainda conter características claras da arquitetura moderna, como as grandes aberturas de vidro em sua fachada, também possui um dos elementos que ainda é tendência arquitetônica atualmente, como o concreto aparente.
Estilo colonial brasileiro
O estilo colonial foi o predominante no período do descobrimento do brasil em 1500 até a independência em 1822. Possui influências arquitetônicas diversas, como barroca, rococó e renascentista, que podemos ver nas famosas igrejas de Minas Gerais, por exemplo.
Casa de estilo colonial – Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis – Autor desconhecido
Como estamos falando de residências, essa localizada em Santa Catarina, é um ótimo exemplo do estilo arquitetônico colonial ou arquitetura açoriana, já que a região foi colonizada por portugueses açorianos. O telhado aparente e a simplicidade são umas das características arquitetônicas que perduraram por muito tempo no Brasil e ainda são utilizadas pelos mais tradicionais, principalmente em casas de veraneio. O site São Paulo Antiga, é uma ótima fonte para você que, assim como eu, é amante da arquitetura antiga.
Estilo clássico
Considera-se clássica a arquitetura da antiguidade clássica ou toda aquela nela inspirada ou baseada, por isso não é utilizado um período específico para determina-la, pois influenciou diversos estilos arquitetônicos.
Uma das poucas obras que sobraram nesse estilo no Brasil, é a Casa das Rosas, localizada na Avenida Paulista, São Paulo – SP.
Casa das Rosas , 1935 – Avenida Paulista, São Paulo – Arquiteto Ramos de Azevedo
Projetada pelo arquiteto brasileiro Ramos de Azevedo, responsável por obras icônicas como o Teatro Municipal de São Paulo e Palácio das Indústrias, a Casa das Rosas parece ser de estilo renascentista francês, mas há quem diga que pertence ao estilo eclético. Foi concluída em 1935, após a morte de seu autor.
Em 1985 a casa foi tombada pelo Condephaat e em 1991 foi restaurada e transformada em espaço cultural pelo Estado de São Paulo. Em 2004, após reforma, foi reinaugurada, mas dessa vez como Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e está aberta ao público até hoje, recebendo cerca de 190 mil visitantes anualmente, segundo o site do museu.
E aí, gostaram?
Escreva aí nos comentários seu estilo preferido!
Abraços
Arquiteta Karen Cavalcante
Ótimo conteúdo. Parabéns.