Qual Tipo de Piso Devo Escolher?

Qual Tipo de Piso Devo Escolher?

Essa é uma dúvida muito comum pra quem está construindo ou reformando, principalmente porque atualmente existe uma infinidade de opções, e diante de tanta variedade pode ficar difícil de escolher. Por isso, hoje vou falar sobre alguns tipos de pisos e em quais ambientes são mais usados.

Laminados

piso-laminado

Piso Laminado (Créditos: www.globallaminate.com)

Pisos laminados são aqueles que imitam a madeira, são bem realistas e possuem um ótimo custo benefício, pois o custo do material já inclui a mão de obra. Podem ser usados nos quartos, na sala e escritório. São resistentes a risco e deixam os ambientes aconchegantes, são ótimos para regiões com temperaturas mais frias.

Cuidados: Não pode ser molhado. A superfície é impermeável, porém as bordas e os fundos não são, por isso o ideal é limpar com um pano úmido bem torcido.

Porcelanato

porcelanato

Porcelanato (Créditos: www.bigbean.uk.com)

O porcelanato é um material de alta resistência e durabilidade. É ideal para cozinhas, banheiros, e também pode ser usado externamente. Para regiões muito quentes também pode ser usado nos dormitórios, pois é um piso frio. Possui diversos tipos de textura e acabamentos (liso, rústico, acetinado, etc.).

Cuidados: Os porcelanatos brilhosos são frágeis a riscos, por isso o manuseio dos móveis deve ser feito com muito cuidado. Além disso, não se deve utilizar produtos abrasivos, sabão em pó, escovas ou ceras, pois apesar de resistente, o esmalte do porcelanato pode ser danificado, ficando mais sujeito a manchas. Contrate mão de obra especializada para garantir um bom acabamento, se possível compre o material com mão de obra inclusa.

Cimento queimado

cimento-queimado

Cimento Queimado (Créditos: www.indykarchitects.com.au)

O cimento queimado é uma argamassa de areia, água e cimento. Após nivelar a argamassa no piso, é jogado o pó de cimento seco. O pó é espalhado com uma desempenadeira. As grandes vantagens: é de baixo custo e não possui rejuntes. É um material que está em alta, pode dar um ar rústico e ao mesmo tempo sofisticado ao ambiente. O local a ser usado depende de criatividade e gosto pessoal. A cor não precisa ser necessariamente cinza, é possível misturar um pó específico com o cimento antes de espalhar no piso, que permite que o mesmo possua variadas cores. Por ser um piso frio também é uma ótima opção para pessoas que moram em regiões muito quentes.

Cuidados: O cimento queimado fica muito escorregadio quando molhado, por isso não é indicado para o box, além disso os produtos de higiene pessoal utilizados nesse ambiente podem reagir e modificar as características do mesmo. É sempre importante utilizar mão de obra especializada que faça uma boa impermeabilização, isso minimiza a incidência de trincas que podem comprometer o piso.

Espero ter ajudado na sua escolha. Qualquer dúvida escreva nos comentários!

Qual Tipo de Piso Devo Escolher?
5 (100%) 3 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!