Pra Que Serve Um Arquiteto?

Pra Que Serve Um Arquiteto?

O arquiteto ainda é visto por algumas pessoas como “profissão de luxo”, ou “dispensável” em muitos casos. Acredito que isso acontece porque essas pessoas não sabem exatamente o que um arquiteto faz e os riscos que correm em não contratá-lo. Nós arquitetos também temos parcela de culpa por isso ainda acontecer, pois nem sempre sabemos expor o valor de nosso papel no processo da construção. Sendo assim, não encontrei um tema melhor para iniciar o blog senão explicando o que nós fazemos e quais os benefícios de nos contratar.

Mas o que um arquiteto faz afinal?

Bom, em seus 5 anos de graduação, o estudante de arquitetura estuda diversos campos da área como: conforto térmico, interiores, paisagismo, urbanismo, restauro de edifícios, sistemas estruturais, construções sustentáveis, história da arquitetura, etc… são 10 semestres de projeto, desde de casa até terminal rodoviário. Portanto, um arquiteto pode trabalhar com diversas áreas e é o profissional mais apto a realizar bom projeto. Ele também ficará responsável por acompanhar o processo de aprovação da sua obra perante a prefeitura, e poderá também ser o responsável técnico legal pela sua obra. Muitas pessoas não sabem, mas nada pode ser construído se não houver um profissional apto a ser o responsável legal tanto pelo projeto quanto pela obra.

Arquiteto é caro?

Não, pelo contrário! Não contratar um arquiteto é que pode sair caro. Um projeto bem planejado, considerando conforto térmico, funcionalidade e estética, garante que o resultado final de sua obra, seja ela construção “do zero”, reforma, ou projeto de mobiliário, fiquem da forma que você desejou, e evita gastos para consertar possíveis erros ou em desperdício de material.
Em uma construção de 200 m², você irá gostar, em média, de 300 mil reais a 400 mil reais (depende muito da região, estilo arquitetônico e tipo de acabamento). O valor do projeto varia de profissional pra profissional, porém o gasto com projeto arquitetônico de uma casa desse porte, geralmente não chega a ser nem 10% do valor da obra. Ou seja, é um investimento baixo que você fará para ter uma casa funcional, bonita, e com valor comercial para futura venda.

Alguns profissionais optam apenas por fazer projetos, mas há também aqueles que além de garantir um bom projeto, também gerenciam a obra, supervisionando o trabalho dos pedreiros e sendo responsáveis por compra de materiais. Esse suporte evita “dores de cabeça” para o cliente, o deixando mais tranquilo durante a execução.

Resumindo, não há motivos para não contratar um arquiteto! Porém, antes de contratar é importante analisar seu portfólio e últimos trabalhos para ter certeza que está contratando um bom profissional.

Espero que o texto tenha sido esclarecedor! Qualquer dúvida escreva nos comentários!

Abraços

Arquiteta Karen Cavalcante

Pra Que Serve Um Arquiteto?
5 (100%) 3 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!